28 janeiro 2009

Faz hoje um ano...

No último dia de Dezembro, a Mafalda pediu-me a máquina fotográfica para tirar umas fotografias. Fiz-lhe a vontade mas uma criança de 2 anos e meio não pode tirar grandes fotografias. No entanto esta, tirada à mão do irmão, é a escolhida para estar aqui neste dia especial.

Faz hoje um ano eu coloquei aqui este post. Hoje lembro o dia em que o Lourenço veio para casa depois de ter passado quase dois meses no Hospital Pedro Hispano, um dos quais na incubadora.
Foram momentos muito difíceis mas houve muita gente da blogosfera que manifestou a sua solidariedade. A todos agradeço mais uma vez em meu nome e da família a que todos aqueles dias doeram muito.
O Lourenço está óptimo, saudável e qualquer dia é ele a agradecer aqui a todos os que estiveram com ele na batalha que teve de travar e que, graças a todos, venceu.

23 janeiro 2009

O dia perfeito

Não há dias perfeitos…
… mas alguns, de facto
tocam tão rente, tão rente…
- tão perto…-
e ficam cá dentro marcados
tão lídimos!…
… tão raros marcos de lembrança
que nos julgamos decerto
herdeiros de um outro céu
sultões de prismas inventados
em sonhos breves…

… tão breve sopram sempre
os ventos de ventura e de bonança!…


Arnaldo Silva

20 janeiro 2009

Festa na ETGB


A Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos está a comemorar os seus 18 anos. Parabéns pelo bom trabalho que têm realizado.
Hoje o dia foi dedicado ao corpo docente. A ETGB convidou o Professor Doutor Cândido Oliveira Martins, da UCP de Braga, e a minha pessoa para falar aos professores. Uma sessão extremamente agradável.
Do almoço, que foi no Bagoeira, só há uma palavra a dizer: Excelente.

Hoje...




O S. Pedro hoje esteva uns "mãos largas". Aqui no Porto deu-nos granizo, chuva, trovoada, neve, frio e vento... Não faltou nada.
Quando saí de casa para ir a Barcelos, o capot, o tejadilho e a rua estavam todos brancos. Meti-me no carro e peguei na máquina fotográfica. Como chovia, recolhi estas imagens através do pára-brisas.

18 janeiro 2009

Santa Cruz


O mar de Santa Cruz estava lindo num sábado em que o S. Pedro nos deu tréguas.
Vinte e duas jovens das que se reuniram, em Dezembro passado, no Instituto de Odivelas almoçaram ontem em Santa Cruz. Troca de fotografias, álbuns para ver... Fotografias de hoje, fotografias de há décadas...
Um fim de semana que valeu mesmo a pena ter vivido.
Definitivamente, recordar é viver.

16 janeiro 2009

Torre da Madre Paula

O Instituto de Odivelas funciona no Mosteiro de S. Dinis cuja construção foi iniciada por Rei D. Dinis em 1295.

“O Mosteiro de S. Dinis, era de freiras bernardas, da Ordem de Cister. As residentes eram filhas da nobreza, que não casavam por não disporem de bens, quando a família não lhes atribuía um dote. Não estando prometidas em casamento a algum nobre, as raparigas recolhiam à sombra protectora dos mosteiros, enriquecidos com as doações dos reis e dos nobres, para aí levarem uma vida segura, em termos económicos.
A protecção das recolhidas do Mosteiro de Odivelas, era quebrada com as visitas dos reis a raparigas de seu agrado; quer D. Dinis, quer o rei D. João V frequentavam o convento, sendo que a célebre Madre Paula, era mãe de um dos filhos de D. João V.”

Claro que este assunto era tabu nos tempos em que eu por lá andei mas ouviam-se sempre uns zunzuns sobre a Madre Paula.
A fotografia, tirada no dia 12 de Dezembro, é da Torre da Madre Paula.

Para saber mais e ver mais fotografias, clicar aqui.

15 janeiro 2009

Da janela...


... vê-se que a chuva não deixa de cair...

14 janeiro 2009

De perfil


Cheguei a casa da minha filha mais nova. Estacionei perto do Polo onde esta gaivota estava. Saí. Olhei. Como ela não saía, peguei na máquina. Ela virou-se de um lado, virou-se do outro, virou-se para mim...
Fui à minha vida mas ela lá ficou.
Deve vir lá a chuva...

13 janeiro 2009

Júlio Alonso

É sempre com o maior dos gostos que aceito os convites da Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos para um almoço. Boa companhia, boa comida e boa conversa. Hoje foi um desses dias. Obrigada Dra. G. e Dr. C. A. pela maneira amiga como sempre me recebem que só é merecida pela ternura que tenho por essa Escola e por quem a dirige.
Depois do almoço, mais uma vez me levaram a visitar um artesão. Desta vez Júlio Alonso, o único artesão de louça preta da região. Uma louça que desaparecerá quando as mãos de Júlio Alonso deixarem de a fazer.
Clique aqui para ver este artesão a trabalhar.
Este mocho de Júlio Alonso foi-me oferecido hoje. A galinha que está atrás também me foi oferecida mas há já uns meses.

12 janeiro 2009

Segredo


Sei um ninho.

E o ninho tem um ovo.

E o ovo, redondinho,

Tem lá dentro um passarinho

Novo.

Mas escusam de me atentar:

Nem o tiro, nem o ensino.

Quero ser um bom menino

E guardar

Este segredo comigo.

E ter depois um amigo

Que faça o pino

A voar...


Miguel Torga, in "Diário VIII"

De volta

Fomos “em excursão” visitar a Casa Museu Miguel Torga. Ficámos à porta porque as visitas são por marcação. Fica a fotografia da casa.

08 janeiro 2009

Coimbra das canções...

"...
Coimbra do Choupal, ainda és capital
Do amor em Portugal, ainda...
Coimbra, onde uma vez, com lágrimas se fez
A história dessa Inês, tão linda.

..."

Frio por frio, amanhã vou para a "fonte dos amores", para a terra que nos "põe os nossos corações a nu"... Não será "uma lição de sonho e tradição" mas um ameno convívio com uma irmã e um cunhado...
E deixo-vos um cheirinho dessa hitória de amor, tão linda

"Estavas, linda Inês, posta em sossego
Nos saudosos campos do Mondego...
Aos montes ensinando e às ervinhas
O nome que, no peito, escrito tinhas."

04 janeiro 2009

Corais

Corais crescem ao ritmo mais lento em 400 anos
...
A Grande Barreira de Coral, na Austrália, teve desde 1990 o seu crescimento mais lento dos últimos 400 anos. É a conclusão de um estudo realizado pelo grupo do biólogo Glenn De'ath, do Australian Institute of Marine Science, e publicado hoje na revista Science. Os cientistas alertam que um aumento na taxa de declínio dos corais se repercutirá em dezenas de milhares de espécies marinhas.
...
DN 2.Janeiro.2009

02 janeiro 2009

Na cozinha

Naquele tempo... havia três colégios para filhos de militares: o Colégio Militar e os Pupilos do Exército, para rapazes, e o Instituto de Odivelas, para raparigas. Em qualquer deles, os planos curriculares eram diferentes dos das escolas públicas.
No Instituto de Odivelas, além das disciplinas habituais, tínhamos puericultura, culinária, costura, bordados, música, canto coral e piano (facultativo).
A culinária era dada nesta zona: cozinha, copa e sala. Aqui preparávamos a refeição que depois comíamos na sala.
Só no dia 12 de Dezembro, 50 anos depois, é que tomei consciência da beleza dos azulejos que me rodearam tantas e tantas horas. Na chaminé, no remate das paredes, na bordadura das portas...

01 janeiro 2009

O Sonho

Pelo sonho é que vamos,
comovidos e mudos.
Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não haja frutos,
pelo sonho é que vamos.
Basta a fé no que temos.
Basta a esperança naquilo
que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
com a mesma alegria,
ao que desconhecemos
e ao que é do dia a dia.
Chegamos? Não chegamos?
Partimos. Vamos. Somos.

Sebastião da Gama


Porque hoje, o primeiro dia de 2009, alguém me falou de sonhos