27 outubro 2009

Que futuro terá a ETGB?

Hoje fui almoçar com a Direcção da Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos. Uma escola a que me afeiçoei desde que essa escola esteve a meu cargo. Sempre ali fui recebida com uma amizade comovente. Ali estive como convidada a falar para o corpo docente, em dia de festa no passado ano lectivo. Várias vezes ali me encontrei com a Direcção. Várias vezes almoçámos juntos. Conheci com eles todos os artesãos de Barcelos.
Uma escola que que nasceu em 1990 e que tem tido à frente uma equipa sensacional que fez da ETGB uma instituição de excelência. Uma escola com um corpo docente extraordinário.

Da Direcção só vi posições de grande profissionalismo e, para mim, manifestações de gentileza e carinho.

Mas o dia 11 de Outubro mudou tudo. A proprietária da Escola é uma empresa municipal e a Câmara mudou para as mãos dos socialistas. A Direcção está de partida. Eles vão começar uma nova vida a partir do zero. Mas são pessoas de garra que dedicadamente irão fazer outra coisa. Tenho a certeza e desejo-lhes as maiores felicidades. O almoço de hoje foi mais cinzento. Foi um jantar de despedida. Não nos voltamos a encontrar na ETGB. Encontrar-nos-emos noutro lado.

Mas... e a Escola? Que vão fazer da ETGB? Fechá-la? Despedir o corpo docente? Diminuir a qualidade do ensino nesta Instituição? Que trará o futuro à Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos? Os meus receios são muitos.

26 outubro 2009

Sessão Solene da abertura do ano lectivo 2009/2010 na USFE

Realizou-se esta tarde a Sessão Solene de Abertura do Ano Lectivo 2009 - 2010 da Universidade Sénior Florbela Espanca. Esta cerimónia teve lugar no Auditório Infante D. Henrique, da APDL, em Leça da Palmeira.
O Professor Alexandre Quintanilha proferiu uma lição magistral sobre "Os desafios do século XXI". Foram de tal maneira cativantes as palavras do Professor Quintanilha que ninguém deu pela passagem do tempo.

Tivemos uma repetição da teatralização dos quadros de Augusto Gomes feita felos alunos de teatro da USFE orientados pelo Professor Falcão. Já publiquei alguns destes quadros aqui , aqui e aqui que pudemos observar na festa de final do ano lectivo passado.

Como o professor Falcão teve, por motivos profissionais, de nos deixar este ano, embora tivesse arranjado outro professor com a mesma qualidade, os alunos prestaram-lhe uma pequena, e mais do que merecida, homenagem .

Esta Sessão Solene terminou com chave de ouro ouvindo o Grupo Instrumental da Justiça com que os nossos ouvidos e os nossos espíritos se deliciaram.

Uma Sessão de excelente qualidade a condizer com a da Universidade Sénior Florbela Espanca.
É para mim um privilégio estar ligada a esta instituição.

24 outubro 2009

Candeeiros (40)

Um céu tão azul já parece tão longe...

16 outubro 2009

O poder do cheiro do peixe

O barco que está a chegar ao porto tem um imenso rasto branco. Vejamos melhor (o melhor que a máquina de bolso permite) esse rasto.

Centenas de gaivotas, que na terça-feira estavam em terra, correm atrás do barco. O cheiro do peixe leva-as a este longo voo.
No Dia Mundial da alimentação, elas vão atrás do peixe. De louvar.

14 outubro 2009

Centenas

Todas juntas no areal. Serenas. Intrigadas...

Todas viradas para o sol forte com que este Outubro nos brindou.

13 outubro 2009

É aqui...

..., junto às mulheres que, no areal, se despedem dos seus homens que partem para a faina, que começam as caminhadas das terças e sextas dos jovens da USFE.

10 outubro 2009

Um barco na cidade


(scanner da capa do programa)
Obrigada à Câmara Municipal de Matosinhos e à Senhora D. Luísa Pinto, que tem nas mãos o Teatro Municipal Constantino Nery, por terem oferecido aos alunos da Universidade Sénior Florbela Espanca bilhetes para o espectáculo Seiva Trupe que está em exibição até 31 de Outubro. Lá estivemos ontem. Muitos...
"Um barco na cidade" é uma peça belíssima que nos mostra, em 27 pequenas cenas, a história de Matosinhos desde o casamento de Cayo Carpo (ano 44 dC) até aos dias de hoje passando por factos históricos, como o foral de D. Manuel I, lendas, como a da imagem do Senhor de Matosinhos, e personagens ligadas a Matosinhos como Florbela Espanca, António Nobre ou o mestre Caravela. Conseguimos, num serão, viver séculos da história desta terra voltada para o mar.
Parabéns ao Seiva Trupe por mais um belíssimo espectáculo.
Uma peça a não perder. Os contactos estão na capa do programa.

07 outubro 2009

Estamos em cinza

O céu muito carregado e...

...momentos de chuva forte.
A temperatura, felizmente, não acompanha este tempo.

01 outubro 2009

Abertura oficial do ano lectivo na USFE

Hoje, pelas 15 h teve lugar no Orfeão de Matosinhos, a abertura oficial do ano lectivo da Universidade Sénior Florbela Espanca.

A Professora Zélia Teixeira, Directora da USFE, que dirigiu a cerimónia.

Os aunos da USFE, antigos e novos, compareceram em grande número.
A vereadora Luisa Salgueiro dirigiu umas palavras de elogio a esta Universidade desejando a todos um excelente ano lectivo.

O Instituto Superior de Serviço Social do Porto colocou, este ano, quatro dos seus jovens a estagiar na Universidade Sénior Florbela Espanca, o que constitui uma honra para esta Instituição. Aqui estão os três jovens que hoje puderam deslocar-se a esta cerimónia. Para eles os desejos de um bom estágio.