"Dispomos de todas as possibilidades, da mais absoluta liberdade de escolha. Como num livro, onde cada letra permanece para sempre na página, a nossa consciência tem o direito de decidir o que quer ler e o que prefere deixar de parte." (Richard Bach)
24 outubro 2014
Praça da República
A Praça da República, em São João da Pesqueira, vale a visita. O Solar dos Távoras de dois pisos com portas e janelas decoradas com volutas vegetalistas, as últimas encimadas por frontões curvos e sanefas; remate em cornija ondulante. A Capela da Misericórdia de fachada revestida de azulejos e encimado por frontão aberto de volutas com cruz florenciada flanqueado por painéis figurativos da Cura do Enfermo e Cristo e a Samaritana. A Galeria com arcada de 9 arcos plenos sobre pilares de secção quadrangular, a culminar na Torre do Relógio, antiga Cadeia, com janelas e sineiras de avental e cobertura de coruchéu curvilíneo. No prolongamento da Misericórdia um arco quebrado da muralha do castelo medieval, onde assenta torre campanário de coruchéu piramidal, com sineiras de arco pleno sobre nicho com imagem de Nossa Senhora da Conceição. O antigo edifício dos Paços do Concelho, de dois pisos marcados por friso. Ainda na Praça da República, estes edifícios de habitação de dois pisos com vãos de molduras rectangulares simples.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Belíssima e imponente.
As fotos estão fabulosas.
Não conheço.
Há tanto para se ver por este Portugal...
Beijinhos.
Este país é lindíssimo e, é verdade, há tanto para se ver...
Nós fomos para Marialva pelo Douro e viemos por Aguiar da Beira. Tudo nos encantou. E só não tivemos chuva um dia... Aliás no dia da ida, vê-se pelas fotografias que está tudo molhado. Mas, acho que a pedra até ficou mais bonita molhada...
beijinhos
Enviar um comentário