"Dispomos de todas as possibilidades, da mais absoluta liberdade de escolha. Como num livro, onde cada letra permanece para sempre na página, a nossa consciência tem o direito de decidir o que quer ler e o que prefere deixar de parte." (Richard Bach)
16 dezembro 2014
Casa da Comenda da Malta
A Ordem de Malta chegou a Sernancelhe no século XII, onde em conformidade com as suas regras teve um ampla acção ao nível da caridade, acolhimento e defesa do território. A Ordem de Malta possuía no Concelho muitos bens e foros, tendo o seu cento nesta casa. Casa que impressiona pela sua sobriedade e nobreza austera. Toda a fachada corrida, de granito amarelo e com cornija saliente, é enobrecida e marcada por símbolos da missão militar de defesa da região, da pátria e peregrinos. Por esse motivo lá se encontram, quatro bocas de canhão: dois maiores e de colarinhos rendilhados, e os outros dois, sobre a parte privativa mais pequenos. O portal é sobrepujado pela pedra de armas (com a data de 1611), não da Comenda mas do seu comendador. Marco característico da Ordem é, sem dúvida, a cruz de Malta, género estela, primorosamente esculpida que se perfila pelo edifício. A Casa da Comenda é um espaço de história, adaptado às modernas exigência de um turismo de qualidade e preparado para oferecer uma agradável estadia.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
É de louvar que aproveitem estes belíssimos edifícios para turismo rural.
Beijinhos.
Mona Lisa
Só tenho pena que o tempo estivesse tão mau. Esta terra merecia que eu andasse só com a máquina na mão à procura dos melhores ângulos para estas maravilhas. Pode ser que volte lá com um tempinho bom...
beijinho
Enviar um comentário