Foi em Fermentelos que nasceu e viveu o meu avô paterno que concluiu a sua formatura em Medicina na Escola Médica de Lisboa. Além de se ter dedicado à medicina, fundou e Teatro Fermentelense que, entre 1904 e 1908, alcançou grandes sucessos. Por vezes era ele autor, encenador e actor. Escreveu várias peças teatrais e foi o chefe querido dos republicanos fermentelenses.
Casou com a minha avó e construíram esta casa (restaurada por um dos meus primos que hoje é o seu proprietário) – a casa da Fonte do Roque. Muitas vezes aqui passei temporadas.
8 comentários:
Puxa! O teu avô era lindo de morrer.
Então as meninas têm trabalhado muito na sede? Eu tenho que estar em condições de ir à reunião só para ver a cara de espanto dos nossos tristes companheiros. Beijinho e bom domingo. Aqui está nevoeiro. E na tua cidade da Senhora da Hora? Beijinhos
Gaivota Maria
Este meu avô era mesmo lindo de morrer. Casou muito tarde pelo que eu já o conheci "de idade" mas era jeitoso e tinha um nível do caneco!
A par de um certo medo, tinha por ele uma admiração muito grande. Era um homem com um nível intelectual muito acima da média (e a média na altura não era a de hoje...).
Na minha cidade está um sol radioso desde manhã embora bem mais fresco, felizmente. Quando fui à missa a Aldoar é que vi que da rotunda AEP para baixo estava nevoeiro. Soube-me pela vida o fresquinho das 10 h em Aldoar.
Ontem estive a fazer o inventário de todas as medalhas. Tirei todas, limpei-as e coloquei no Inventário.
Agora quero marcar uma reunião da direcção mal chegue o que está em Cerveira.
será na tua casa, ok?
beijinhos
A minha casa é toda tua.Está à vontade. Segundo as normas seria em 24 de Agosto. Mas esse é o dia de anos da Rosário. Se ela estiver cá tem que se passar para outro dia porque a família jantará junta. Depois logo se vê o dia com mais calma. O de Cerveira deve ter vindo hoje. Ai que o teu avô era mesmo bonito! A Mimi telefonou há pouco. Disse que está a morrer de calor em Cerveira. Beijinhos
Gostei de ver estas tuas memórias.
Vivemos também com elas.
Gaivota Maria
Obrigada por emprestares a tua casa. Já seguiu convocatória para o dia 25.
Já tenho todas as filhas, genros e netos nas suas casas. Estou mais tranquila.
Finalmente o tempo refrescou um pouco.
Beijinho
mfc
Gosto imenso de recordar, de vez em quando, episódios da minha já longa vida.
E, cá para nós, eu era um bébé lindo... e a minha chupeta eram o indicador e o médio da mão esquerda.
boa noite
muito bem...
fazes bem em dar lustro às memórias.
gostei de saber. e "invejo" a acasa...
beijo
heretico
A casa é mesmo de invejar mas a beleza do meu avô também, confessa...
Esta casa diz muito da minha infância.
beijo
Enviar um comentário