Detesto aranhas mas tenho que reconhecer que o trabalho delas na construção de uma teia é fabuloso. O que elas sabem de geometria! Para ver o trabalho delas clique aqui.
"Dispomos de todas as possibilidades, da mais absoluta liberdade de escolha. Como num livro, onde cada letra permanece para sempre na página, a nossa consciência tem o direito de decidir o que quer ler e o que prefere deixar de parte." (Richard Bach)
31 julho 2013
28 julho 2013
Jazz no Parque
Em cima o céu azul onde o sol caminhava lentamente para a esquerda e as nuvens caminhavam apressadas para a direita. Por todo o lado o verde de Serralves e em frente Carlos Bica & Azul encerraram a 22ª edição de Jazz no Parque. Para o ano há mais.
25 julho 2013
24 julho 2013
23 julho 2013
22 julho 2013
Santuário do Senhor Jesus da Pedra
"Fora da Vila, na estrada para as Caldas da Rainha, ergue-se o Santuário do Senhor da Pedra, templo inaugurado em 1747. O risco da obra é de autoria do Arq. Capitão Rodrigo Franco (da Mitra Patriarcal) e tem a particularidade de articular um volume cilíndrico (exterior) com um polígono hexagonal (interior), em planta centrada à qual se anexam três corpos (dois correspondentes às torres e outro que corresponde à sacristia). No seu programa de simetrias destaca-se o jogo de janelas invertidas. O seu interior apresenta três capelas: a capela-mor dedicada ao Calvário, com uma tela de André Gonçalves, e as capelas laterais dedicadas a Nossa Senhora da Conceição e à Morte de São José, com telas de José da Costa Negreiros. A "estranha" imagem de pedra de Cristo Crucificado, em maquineta própria no Altar-Mor, esteve até à inauguração do Santuário recolhida numa pequena ermida junto à estrada para Caldas da Rainha onde era objecto de grande devoção, nomeadamente do Rei D. João V."
21 julho 2013
Impossível resistir
À vinda de Óbidos não podia deixar de passar por Alcobaça. A Pastelaria Alcôa está sempre a chamar por mim. Os olhos deliciam-se com a beleza dos bolos e o paladar prova que todos são maravilhosos. O pior é fazer a escolha; o melhor é que é longe... se não fosse, a minha balança já tinha fugido de casa...
Podem servir-se à vontade... enquanto houver...
20 julho 2013
19 julho 2013
18 julho 2013
17 julho 2013
16 julho 2013
15 julho 2013
14 julho 2013
Aviso aos interessados
Em Alcobaça, a caminho de uma pastelaria, deparei-me com este
edifício que exibia
este anúncio. Para os interessados fica a localização,
mesmo em frente à parte
lateral do Mosteiro, e ficam as indicações deliciosas do
proprietário.
Não se esqueçam do escadote!...
13 julho 2013
Roteiro patrimonial e literário
Foi um roteiro inesquecível. Desde as 15:30 h às 19:30 h percorremos a Leça de António Nobre com um "guia" espectacular. Em cada paragem tivemos a vida e a poesia de António Nobre.
Mais uma iniciativa louvável do Museu Quinta de Santiago em Leça da Palmeira.
Etiquetas:
António Nobre,
Leça da Palmeira,
Museu Quinta de Santiago
12 julho 2013
A sereia
Fazia a minha caminhada... Olhei para o Castelo do Queijo quando, de repente, reparo na posição, tipo anos 30, que a mulher faz para o homem que a fotografa. A minha mãe, com traje da época, tem fotografias nesta posição...
Claro que a máquina foi imediatamente accionada...
11 julho 2013
Sentigrama
O labirinto que é este jardim, tem cinco espaços/áreas
diferentes nas quais se pretende activar cada um dos cinco sentidos. Vamos apreendendo
sensações, ao longo do percurso do jardim, e pequenos e grandes vão associando
palavras que descrevem o que estão sentindo no momento. Essas sensações formam
um mapa de sentimentos. A associação entre as sensações vividas no jardim com
as palavras, forma um Sentigrama – Crucigrama de Sentimentos.
O percurso é livre para que cada um obtenha a sua própria
experiência e aproveite ao máximo as sensações de cada área.
Etiquetas:
Festival Internacional de Jardins,
Ponte de Lima
10 julho 2013
Alquimia consentida
"Envolto num vórtex de sensações e novas realidades, o visitante aqui não tem limites de interacção, desafiando assim os cinco sentidos, possibilitando interagir no e com o jardim. A audição é estimulada, como que por magia, através dos diversos sons que se espalham pelo jardim, vindos das flores e embalados pelo vento. O olfacto e o paladar, (al)químicos, descobrem-se nas flores, plantas aromáticas e medicinais, através do contraste de aromas, perfumes e sabores. A visão é estimulada a diversos níveis e vinda de todas as direcções possíveis: preenche o espaço e leva o visitante a entrar na sua realidade pela porta da cor, da ilusão de óptica, dos reflexos e dos elementos que assumem formas até então desconhecidas. E em tudo é permitido que se toque e se explorem os diferentes materiais e texturas, sendo o tacto experimentado a partir da natureza... viva ou morta!"

Etiquetas:
Festival Internacional de Jardins,
Ponte de Lima
09 julho 2013
Redemoinho de sensações
O tema deste ano era “jardim dos sentidos”. Neste jardim temos cinco espirais que “escondem” os cinco sentidos.
A audição, pelo murmúrio das ondas; o tacto, pelas carícias do bosque; o paladar pelos produtos da horta; o olfacto, pelas plantas aromáticas e a visão pela explosão de cores.
Este jardim é de uma equipa espanhola.
Etiquetas:
Festival Internacional de Jardins,
Ponte de Lima
Subscrever:
Mensagens (Atom)