13 setembro 2009

Araçazeiro


Este post é dedicado
. aos meus amigos que me deram ontem estes araçás com que acabo de deliciar-me
. para o mfc do Pé de meia...
Os meus Pais viveram durante décadas numa moradia alugada em Coimbra. Aí foi plantada uma árvore que um amigo do meu meu lhe trouxe dos Açores. Cresceu muito e todos os anos e Setembro/Outubro ficava carregada de araçás. Eu e a minha irmã Isabel éramos as mais apaixonadas por estes frutos. Casei, tive as minhas filhas, vivi em muitas terras mas nunca em Coimbra. Todos os anos ansiava ir a Coimbra por esta altura matar a fome de araçás.
O meu pai faleceu, a casa foi-se deteriorando e a minha mãe acabou por comprar um andar e deixar a moradia. Os actuais donos já deram cabo do araçazeiro... e eu já tinha umas saudades loucas de comer um araçá. A minha irmã Isabel conseguiu semear no quintal dela e já tem o araçareiro dela a dar araçás. O problema é que Faro fica um bocadito longe do Porto...
Aqui há um mês fui visitar a Gaivota Maria e deparo-me com um araçazeiro no quintal dela, com os araças ainda verdes. Fiquei encantada por ver um araçazeiro em Matosinhos.
Os araçás rosa que aqui estão são desse araçazeiro. As fotografias não estão maravilha mas já comi os araçás não posso voltar a fotografar.
Existe a araçá-rosa e o araçá-amarelo. O do meu pai era amarela. O da gaivota é rosa.
Já uma vez coloquei aqui o araçazeiro do meu pai com os araçás ainda verdes.

12 comentários:

WOLKENGEDANKEN disse...

Nunca vi esta fruta nem o meu dicionario da alguma informacao. O que se aprende na blogosfera :))

Gaivota Maria disse...

Tenho estado à espera que o araçazeiro fique colorido. Acontece que os frutos caiem e não permitem uma foto de conjunto. Espero que te tenham sabido bem e quando quiseres, já sabes, apanhas o metro e vem ver se há mais. Beijinho

mfc disse...

Que os araçás te saibam bem, porque as recordações deles já vi que são boas!
E muito obrigado pelo post.
Aqui vai um sorriso muito enternecido.

Anónimo disse...

Eu quero uma semente para plantar no meu quintal.
Eu não tenho araçás mas tenho pêssegos bravos,faço uma compota deliciosa,uvas americanas doces e prefumadas.Ofereço a quem gostar.

abraços com sabor a pêssego

g,mimi

GP disse...

wolkendedanken
Assim estajamos atentos que coisas para aprender não faltam.

beijinho com sabor a araçá

GP disse...

Gaivota Maria
Fiz aqui uma festa comigo mesma e soube-me lindamente. Um dia destes apanho o metro e vou aí espreitar e comer uma araçá.

beijinho

GP disse...

mfc
Estes araçás souberam-me pela vida. Fiz um banquete comigo mesma.
Não tens nada que agradecer e, se quiseres, a Gaivota dá-me um araçá para te levar à Póvoa de Varzim. Faço-o com o maior prazer até porque não podes deixar de provar um araçá.

Um beijinho

GP disse...

g. mimi
Tens um jardim cheio de iguarias. Eu tenho aqui algumas sementes do araçazeiro do meu pai. Já tentei em vaso mas nunca consegui que vingassem.
Já te liguei. vou voltar a tentar.

Beijinho com sabor a araçá

mfc disse...

muito obrigado.
És uma simpatia.

GP disse...

mfc
Nada a agradecer. O piropo soube-me bem... ihihih

Beijo

Maria Inácio disse...

Graça
Eu tenho araçazeiro num vaso, numa varanda, no Algarve. Comprei-o o este verão numa feira em Estoi. Ainda deu umas poucas flores que não chegaram a frutificar mas penso que no próximo verão vai ter frutos. O araçazeiro dá-se bem em vaso de tamanho razoável, numa varanda virada a sul. É um sonho fácil de concretizar comer araçás do nosso araçazeiro.
Um abraço
Gastão

GP disse...

Gastão Silva
Que sorte em teres um araçazeiro. Eu semeei num vaso e começou a nascer mas com uns 25 cm de altura, morreu. Falta-me a varanda...
A minha irmã que mora em faro tem um no quintal e já deu muitos araçás.
Para o ano vais-te deliciar...

Um abraço