31 março 2010

Visita Cultural da USFE

No dia 25 de Março, a Usfe foi visitar Coimbra. Um bocadinho de Coimbra já que num dia só se pode ver um boicadinho da Cidade dos Estudantes.
A escolha não é fácil mas julgo que foi bem escolhida e sei que tudo o que vimos foi muito apreciado.
Começámos pela Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra mandada construir em 1717, no reinado de D. João V. Uma verdadeira obra de arte.

Seguimos para a Capela de São Miguel, mais conhecida por Capela da Universidade onde apetece sentar e ficar horas a olhar para o seu órgão barroco de 1733. Uma peça única.
Depois foi a visita à Sala dos Capelos, Sala das Armas, Sala do Exame Privado, Sala Amarela e Sala Azul.
Tudo lindo e, como não se podem tirar fotografias, só me resta aconselhar uma visita lá.

Visitámos, no Museu Machado de Castro, o Criptopórtico, uma das mais notáveis obras de arquitectura romana em Portugal. Andámos a ver a cidade que existe na cave e sub-cave de Coimbra. Uma visita que exiuge equilíbrio e sapatos muito confortáveis dada a irregularidade do piso.


O almoço foi no Hotel D. Luís e, curiosamente, dois alunos da Universidade Sénior Florbela Espanca e o nosso motoriata faziam anos. Houve bolo,velas e "parabéns a você".

Após o almoço fomos numa visita guiada ao Convento de Santa Clara-a-Velha roubada, finalmente, às águas do Mondego. Uma obra prima. Uma visita obrigatória.

Por último visitámos a Igreja de Santo António dos Olivais construída no loocal da humilde ermida de Santo Antão e onde Santo António ainda tem a sua cela. Desta Igreja, que da minha predilecção já aqui publiquei mais posts. Uma entrada invulgar com uma escadaria onde se encontram seis pequenas Capelas, três de cada lado.
No largo, antes da escadaria, está uma pequena Capela com o valioso Cristo de João de Ruão, conhecido por Cristo dos Olivais.
As paredes da Igreja estão revestidas de azulejos da primeira metade do Século XVIII representando cenas da vida de Santo António.

Os confessionários, de madeira, estão embutidos na parede.

Uma viagem onde muito se aprendeu. Uma viagem marcada pelo interesse de todos e num ambiente de alegria, fraternidade e amizade, como sempre.
É extremamente gratificante fazer parte deste grupo maravilhoso da USFE.

Sem comentários: