12 agosto 2010

Kaos Suspenso

Mais um ano. Mais um Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima. Mais uma ida ao Minho. Ao Festival, a Ponte de Lima, a Bertiandos, a Bravães e a Ponte da Barca.

Este ano o tema do Festival de Jardins é "O caos no jardim". Vi atentamente os onze jardins concorrentes e o vencedor do ano passado. Aqui ficam algumas fotografias do jardim de que mais gostei - Kaos Suspenso.

"Frequentemente associamos o kaos à ordem desconhecida do universo e traduzimo-lo através de formas matemáticas complexas designadas por fractais. Foram estas as fontes de inspiração que, conjuntamente com referências locais de Ponte de Lima como a ramada do vinho verde e o ambiente natural do rio, estiveram na base da criação de uma estrutura ajardinada chamada Kaos Suspenso.
A instalação do jardim é um labirinto de volutas de cabo de ferro pré-esforçado que pousa num solo de godo. Esta estrutura estática, mas ao mesmo tempo dinâmica, constitui um suporte para trepadeiras que vão progressivamente conquistar a instalação; esta estrutura de cabo suporta ainda bolsas de plantas suspensas.
O acesso ao jardim faz-se através de um pórtico de entrada que nos conduz directamente ao interior da instalação, forçando-nos a uma caminhada exploratória através do emaranhado. Uma vez lá dentro, olhando em volta, depara-se com um perímetro facetado de espelhos que transforma a estrutura de um só elemento em numerosas imagens de objectos de reflexões opostas, criando uma sensação de infinito.
O processo de concepção e de construção assenta na dinâmica dos arcos e no modo como estes se combinam (sobrepõem, densificam, estratificam, unificam) definindo caminhos.
A vivência física desta exploração remete para noções de tempo, lugar, escala e evolução numa simples vista e para o longo desenvolvimento das espécies durante o período do Festival.”


3 comentários:

mfc disse...

Original e... lindo!

GP disse...

mfc
Nunca foste a este Festival? Eu fui há uns quatro ou cinco anos e nunca mais deixei de ir. É um dos eventos de Ponte de Lima que merecem o nosso elogio. Como fica até Outubro, aconselho-te uma ida lá.

Beijo

Gaivota Maria disse...

Continuas a respeitar a vontade do PR: Fazer férias cá dentro. beijinho