08 junho 2014

A Anémona vista do Parque da Cidade

"A Praça Cidade S. Salvador, em Matosinhos, possui uma das mais belas rotundas do país, com uma escultura da norte-americana Janet Echelman.
No princípio quiseram chamar-lhe "She Changes". Também houve quem lhe chamasse "She Moves". A ideia seria sempre a mesma. Quem olha para a imponente escultura concebida no âmbito do Programa Polis pela artista norte-americana Janet Echelman para a Praça Cidade S. Salvador, em Matosinhos, fica de imediato preso à ideia de movimento e rendido às intermináveis e sempre surpreendentes coreografias provocadas pelo vento que passa.
Echelman apostou na criação do factor surpresa, implícito na constatação de que é uma escultura virtualmente diferente em cada minuto.
Dedicada aos pescadores de Matosinhos, foi da comunidade local que emergiu a designação que agora todos usam e para sempre identificará aquele objecto singular: Anémona. Foram-se as expressões inglesas, ficou a força de uma designação também ela capaz de remeter para a ideia de um movimento inconstante, fluído e elástico.
Inaugurada em Dezembro de 2004, a Anémona finalizava o projecto de requalificação urbana e de valorização ambiental da marginal de Matosinhos."

2 comentários:

Mona Lisa disse...

Adorei a tua foto!

Sempre que por lá passo penso na foto que gostaria de tirar, mas nunca deu, pois para fotografar tenho que andar sozinha.

Beijinhos.

GP disse...

Mona Lisa
Achei este enquadramento completamente diferente. Parece que a anémona está no meio da vegetação.
queria muito fotografá-la de baixo para cima mas atravessar a rotunda com o trânsito constante não é fácil.

beijinho