26 outubro 2014

Castelo de Penedono

 O Castelo de Penedono, também referido como Castelo do Magriço, localiza-se na povoação, freguesia e concelho de Penedono, no distrito de Viseu.
Na cota de 930 metros acima do nível do maresta pequena estrutura medieval constitui-se em um misto de fortificação defensiva e residência senhorial. O actual castelo, de pequenas dimensões, data do final do século XIV, com complementos datando da passagem do século XV para o XVI.
Com a função de Solar, apresenta planta hexagonal irregular, com os panos laterais de muralhas ressaltados e protegidos por ameias piramidais. Em pedra de granito e xisto, no sector noroeste, a muralha é reforçada por um cubelo defensivo. Dois outros robustos torreões prismáticos, com contrafortes e mísulas, são coroados por ameias piramidais. No sector sudoeste da muralha destacam-se dois torreões esguios, coroados de ameias piramidais reentrantes, ladeando e protegendo a porta principal do castelo, encimada por um arco pleno que une ambos os torreões defensivos. Por esta acede-se a praça de armas, de pequenas dimensões. Nas suas paredes, observam-se os vestígios das bases do travejamento de madeira dos pisos residenciais, sendo as paredes rasgadas por janelas quadradas ladeadas por bancos de pedra. Num dos ângulos da praças de armas, sob a torre de menagem, inscreve-se a cisterna, de secção poligonal, recoberta por abóbada em cruzaria de ogivas. 

1 comentário:

Mona Lisa disse...

Uma das minha perdições!
Castelos.

Este, belíssimo, parece um castelo de encantar...só falta a princesa!

As fotos estão soberbas, mas o meu olhar perdeu-se na última.O contraste do cinza da pedra com o vermelho intenso da árvore está fenomenal.

P.S. O rapaz a dormir é um estudante de Braga, trajado.
Deve ter tido uma longa noite e ali ficou...

Beijinhos.