19 abril 2015

A cozinha

"Tendo findado a sua actividade em 1984, o Navio Hospital Gil Eanes, andou de cais em cais do porto de Lisboa até ser vendido a um sucateiro para abate em 1997, quando já estava profundamente degradado e pilhado de muito do equipamento que o apetrechava.
Perante este inglorioso destino do emblemático navio hospital, a comunidade vianense foi mobilizada, pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, para o trazer à cidade onde nascera, resgatando-o à sucata para ser exposto no porto de mar de Viana do Castelo como memória viva do passado marítimo da cidade e do país.
Em 1998 recebe profundas obras de reabilitação nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, com o apoio de várias instituições, empresas e cidadãos, e passando a ser propriedade da Fundação Gil Eannes, fica nesse ano, em exposição pública na doca comercial de Viana do Castelo. Os visitantes podem desde então "navegar" pela ponte de comando, cozinha, padaria, casa das máquinas, consultório médico, sala de tratamentos, gabinete de radiologia, diversos camarotes e salas de exposições temporárias.
Outros sectores foram, entretanto, reabilitados para visita: Sala de Reuniões localizada na antiga sala de jantar dos oficiais, Loja de Recordações, Bar/esplanada e Pousada da Juventude com 60 camas, localizada nas antigas enfermarias e camarotes."

1 comentário:

Mona Lisa disse...

Estou a adorar a visita guiada ao Navio Gil Eanes.

Tenho pena de não o ver ao vivo, restaurado.

As fotos estão excelentes.

Beijinhos.