03 agosto 2007

Igreja de Bravães

Porta principal com alguns pormenores





A actual igreja paroquial de Bravães era o templo de um antigo mosteiro beneditino que nos finais do século XII se instituiu como comenda dos Templários, passando o mosteiro também nessa altura para posse dos agostinhos. Segundo referenciam as "Inquirições" de 1258, Afonso Henriques terá coutado o mosteiro ainda antes de 1180. Sem conseguir superar sucessivas crises internas, chegou ao século XV praticamente ermo. Em 12 de Fevereiro de 1434 o arcebispo bracarense Fernando da Guerra, em cumprimento de um Breve papal, extinguiu o mosteiro de Bravães, ficando o seu templo reduzido a igreja paroquial. O edifício actual, acusando embora algumas remodelações, designadamente restauros contemporâneos que incluíram a desmontagem do campanário duplo que coroava a fachada, remonta no essencial aos finais do século XII e primeiro quartel do século XIII, conforme sugerem a inscrição obituária da porta Sul datada de 1187 e os cavaleiros com armas em desenho inciso num silhar da parede meridional. (continua aqui)

8 comentários:

Dani (ela) disse...

as pequenas rosáceas são típicas do bizantino (e depois gótico, não?).

sabe, acho incrível o cuidado que dedicavam a talha. contavam na pedra passagens bíblicas.

linda portada!

devaneiosaovento disse...

Acho interessante saber dessas minúscias stóricas,arquitetônicas
os detalhes engrandecem as grandes obras, concorda? Gostei muito de aqui estar e "aprender" um pouco mais, e falando nisso postei fotos que fiz sobre o pantanal, aqui da minha terra, passe lá do puder e conheça belezas de teor inesplicáveis, sou meio suspeita,pois nutro grande admiração pela natureza.
um abraço

GP disse...

Realmente é uma das igrejas mais bonitas que conheço, dani(ela).
Fica perto de Ponte da Barca e de Ponte de Lima.

Beijinho

GP disse...

edna
É uma das coisas boas dos blogues. Podemos sempre ir aprendendo com outras gentes, de outras terras. Vou passar por "tua casa" agora.

Beijinho

Ka disse...

Que Igreja bonita Graça!

Não conhecia...
a entrada é lindíssima. Pena que nunca sejam devidamente cuidadas não é?

Beijinho

GP disse...

ka
Temos de começar a dar umas voltinhas aos fins de semana para ver estas coisas lindas. Quando entrares de férias vais logo para fora? Se não fores desafio-te para uma ida ao Portugal dos Pequeninos com o Luís. Pensa nisso.

Beijinho

Ka disse...

Graça,

Vou para fora e para longe...Bretanha!!

Mas havemos de combinar havemos :)

Beijinhos

GP disse...

ka
Aproveita tudo nessa viagem. Umas boas férias para retemperar energias que o trabalho espera-te aí adiante numa esquina...

Beijinho e boas férias.
Até breve