Porta principal com alguns pormenores
A actual igreja paroquial de Bravães era o templo de um antigo mosteiro beneditino que nos finais do século XII se instituiu como comenda dos Templários, passando o mosteiro também nessa altura para posse dos agostinhos. Segundo referenciam as "Inquirições" de 1258, Afonso Henriques terá coutado o mosteiro ainda antes de 1180. Sem conseguir superar sucessivas crises internas, chegou ao século XV praticamente ermo. Em 12 de Fevereiro de 1434 o arcebispo bracarense Fernando da Guerra, em cumprimento de um Breve papal, extinguiu o mosteiro de Bravães, ficando o seu templo reduzido a igreja paroquial. O edifício actual, acusando embora algumas remodelações, designadamente restauros contemporâneos que incluíram a desmontagem do campanário duplo que coroava a fachada, remonta no essencial aos finais do século XII e primeiro quartel do século XIII, conforme sugerem a inscrição obituária da porta Sul datada de 1187 e os cavaleiros com armas em desenho inciso num silhar da parede meridional. (continua aqui)
8 comentários:
as pequenas rosáceas são típicas do bizantino (e depois gótico, não?).
sabe, acho incrível o cuidado que dedicavam a talha. contavam na pedra passagens bíblicas.
linda portada!
Acho interessante saber dessas minúscias stóricas,arquitetônicas
os detalhes engrandecem as grandes obras, concorda? Gostei muito de aqui estar e "aprender" um pouco mais, e falando nisso postei fotos que fiz sobre o pantanal, aqui da minha terra, passe lá do puder e conheça belezas de teor inesplicáveis, sou meio suspeita,pois nutro grande admiração pela natureza.
um abraço
Realmente é uma das igrejas mais bonitas que conheço, dani(ela).
Fica perto de Ponte da Barca e de Ponte de Lima.
Beijinho
edna
É uma das coisas boas dos blogues. Podemos sempre ir aprendendo com outras gentes, de outras terras. Vou passar por "tua casa" agora.
Beijinho
Que Igreja bonita Graça!
Não conhecia...
a entrada é lindíssima. Pena que nunca sejam devidamente cuidadas não é?
Beijinho
ka
Temos de começar a dar umas voltinhas aos fins de semana para ver estas coisas lindas. Quando entrares de férias vais logo para fora? Se não fores desafio-te para uma ida ao Portugal dos Pequeninos com o Luís. Pensa nisso.
Beijinho
Graça,
Vou para fora e para longe...Bretanha!!
Mas havemos de combinar havemos :)
Beijinhos
ka
Aproveita tudo nessa viagem. Umas boas férias para retemperar energias que o trabalho espera-te aí adiante numa esquina...
Beijinho e boas férias.
Até breve
Enviar um comentário