15 agosto 2008

Muge

Estive uma semana num local paradisíaco em Muge. Uma casa antiga, e muito bem restaurada, de uns primos meus. A dois passos da Casa Cadaval que aproveitei para fotografar (por fora, claro).



"Situada a 80 km, a norte de Lisboa, na margem esquerda do Tejo, a Herdade de Muge pertence à família Álvares Pereira de Mello (Cadaval) há quase quatro séculos.
Nesta casa residiu durante mais de um ano, a Rainha Dona Leonor, terceira mulher de Rei Dom Manuel I, irmã do Imperador D. Carlos V, e mãe da Infanta Dona Maria.
A Rainha D. Leonor ficando viúva veio residir para a casa de Muge onde ficou até 1535, ano em que partiu para Castela, deixando em Portugal a sua filha de 2 anos, Infanta D. Maria.
A Rainha viúva, casou em 1530 com o Rei de França, Francisco I. Posteriormente a casa de Muge, passou para a família dos Condes de Odemira.Dona Maria de Faro, Condessa de Odemira, casou com Don Nuno Álvares Pereira de Melo, 5º Conde de Tentúgal, 4º Marquês de Ferreira e 1º Duque de Cadaval, título que lhe foi conferido em 1648 pelo Rei D. João IV. Actualmente, os seus 5000 há são explorados por uma sociedade anónima de capitais familiares – “Casa Cadaval – Investimentos Agrícolas, S.A.” – que vem sendo modernizada e adaptada aos novos mercados através de investimentos intensivos na área do turismo, reestruturação do aparelho produtivo, reconversão das vinhas, introdução de novas tecnologias de vinificação e lançamento de novas marcas."


Este texto, com todos os pontapés na nossa língua mãe, foi tirado daqui.

1 comentário:

GP disse...

antunes ferreira
Obrigada pela visita, pelas palavras elogiosas e pelos momentos de boa disposição que me proporcionaste com este texto. Um humor delicioso.
Vou já visitar o teu "cantinho" e podes contar comigo.

Um abraço