29 julho 2014

Forte de São Sebastião de Castro Marim

O Forte de São Sebastião de Castro Marim localiza-se na vila, Freguesia e Concelho de Castro Marim, no Distrito de Faro.

O forte está implantado a Sul do monte do castelo, no serro do Cabeço, onde primitivamente existia uma ermida sob a invocação de São Sebastião, demolida quando das obras da fortificação. A sua importância decorre de se constituir no exemplo melhor conservado do que foi o amplo processo de renovação do sistema defensivo da vila nos meados do século XVII.
As suas obras foram iniciadas sob o reinado de D, João IV (1640-1656), a partir de 1641, no contexto da Restauração da Independência Portuguesa, visando reforçar a defesa deste trecho estratégico da fronteira. O seu projecto visava modernizar a protecção proporcionada pelo antigo castelo medieval transformando a povoação na principal praça-forte algarvia à época.
O forte apresenta planta poligonal orgânica (adaptada ao terreno), com cinco baluartes.
O portão principal está voltado a Norte, na direcção da vila, comunicando-se com o antigo Castelo por um pano de muralha e entrada coberta. Observa-se, desse modo, a integração do sistema abaluartado setecentista com o antigo recinto muralhado da povoação.

2 comentários:

Mona Lisa disse...

Fortes, castelos são uma das minhas perdições.

Através das tuas belíssimas fotos vou conhecendo um pouco do nosso Algarve.

Beijinhos.

Graça Pimentel disse...

Mona Lisa
Quem vai para o Algarve, vai essencialmente para fazer praia. As praias do norte são, a meu ver, muito mais bonitas, mas o tempo, por lá, permite fazer a praia que não podemos fazer aqui. Eu ando atrás do que é bonito no Algarve e com o propósito de aprender. Entendo que o que eu aprendo devo compartilhar com os outros. Também aprendo com os outros coisas que me agradam. Tu tens-me mostrado coisas que eu só conheço através do teu blogue.

beijinhos