29 julho 2014

Forte de São Sebastião de Castro Marim

O Forte de São Sebastião de Castro Marim localiza-se na vila, Freguesia e Concelho de Castro Marim, no Distrito de Faro.

O forte está implantado a Sul do monte do castelo, no serro do Cabeço, onde primitivamente existia uma ermida sob a invocação de São Sebastião, demolida quando das obras da fortificação. A sua importância decorre de se constituir no exemplo melhor conservado do que foi o amplo processo de renovação do sistema defensivo da vila nos meados do século XVII.
As suas obras foram iniciadas sob o reinado de D, João IV (1640-1656), a partir de 1641, no contexto da Restauração da Independência Portuguesa, visando reforçar a defesa deste trecho estratégico da fronteira. O seu projecto visava modernizar a protecção proporcionada pelo antigo castelo medieval transformando a povoação na principal praça-forte algarvia à época.
O forte apresenta planta poligonal orgânica (adaptada ao terreno), com cinco baluartes.
O portão principal está voltado a Norte, na direcção da vila, comunicando-se com o antigo Castelo por um pano de muralha e entrada coberta. Observa-se, desse modo, a integração do sistema abaluartado setecentista com o antigo recinto muralhado da povoação.

2 comentários:

Mona Lisa disse...

Fortes, castelos são uma das minhas perdições.

Através das tuas belíssimas fotos vou conhecendo um pouco do nosso Algarve.

Beijinhos.

GP disse...

Mona Lisa
Quem vai para o Algarve, vai essencialmente para fazer praia. As praias do norte são, a meu ver, muito mais bonitas, mas o tempo, por lá, permite fazer a praia que não podemos fazer aqui. Eu ando atrás do que é bonito no Algarve e com o propósito de aprender. Entendo que o que eu aprendo devo compartilhar com os outros. Também aprendo com os outros coisas que me agradam. Tu tens-me mostrado coisas que eu só conheço através do teu blogue.

beijinhos