15 agosto 2014

Museu dos Terceiros

O Museu dos terceiros surgiu na década de setenta do século passado após a realização de obras de restauro na Matriz de Ponte de Lima e da consequente falta de espaço para colocação do valioso espólio de arte sacra. Foi então criado o Instituto Limiano, associação cultural sem fins lucrativos, em Janeiro de 1975, que viria a ter a sua sede no conjunto arquitectónico constituído pelo extinto convento de Santo António dos Frades e pela igreja e instalações anexas da Ordem Terceira de S. Francisco e designado por Museu dos Terceiros.
O valioso conjunto arquitectónico, constituído por duas igrejas, alas de apoio (Ante Sacristias, Sacristias, Salas de Lavabo), claustro, quintal e jardim, foi alvo de várias intervenções desde a fundação do convento, no século XV, até ao século XX. Nos edifícios contrasta a arte medieval e a sobriedade monacal com o barroco da Ordem Terceira de S. Francisco.

4 comentários:

Mona Lisa disse...

Imponente!

Não conheço.
Gostei de ler a informação com que legendaste as fotos.

Beijinhos.

Graça Pimentel disse...

É muito bonito e agora está muito arranjado para as visitas. O jardim das ervas aromáticas é que está um pouco desleixado.
Fica no fim da Avenida dos Plátanos.

beijinho

mfc disse...

As tuas habituais deambulações por Ponte de Lima trazem-nos sempre lindas fotos.
Beijos.

Graça Pimentel disse...

Obrigada, Manel.

Beijos