28 novembro 2006

Lamentavelmente é assim...

Notícia de primeira página de um jornal diário de domingo “Hotéis portugueses começam a assumir opção de não aceitar crianças”.
A primeira reacção foi de crítica e imediatamente me lembrei de um casal que passou um fim-de-semana no Hotel dos Templários com dois filhos, gémeos, de 10 meses. Quando da marcação os pais ouviram: “As crianças são sempre bem vindas a este hotel”. Todo o pessoal do hotel foi extremamente prestável atendendo todos os pedidos com um sorriso. De uma gentileza inexcedível.
Depois lembrei-me das crianças e jovens mal-educados que já se cruzaram no meu caminho e cujo número aumenta à medida que o tempo passa.

Marçal Grilo diz no livro “Difícil é sentá-los” - “Quem julgar que a escola resolve todos os problemas da sociedade moderna, comete um erro enorme. Enorme. A escola é apenas um dos elementos com que podemos contar, e como há escolas boas, há escolas más, jornais bons e maus, televisões boas e más. Não se queira, quando há um problema, responsabilizar a escola. E os pais?”
Então compreendi que, enquanto não se educarem os pais, a opção dos hotéis portugueses é lamentavelmente aceitável.

Sem comentários: