22 setembro 2007

8ª Estágio Nacional de Orquestra Aproarte

Ontem deitei-me tarde mas com o coração cheio de alegria. Assisti ao concerto que é o culminar do 8º Estágio Nacional de Orquestra Aproarte. Como a comunicação social não liga rigorosamente nada a este evento, tenho eu o prazer (a tinta_azul também o fará) de partilhar convosco um dos raros momentos que me fazem sentir orgulho de ser portuguesa.
A maior parte das pessoas nem sabem o que isto é pelo que passo a escrever o que consta do programa do cancerto a que assisti ontem.
"Em 1989 teve início uma experiência inovadora do ensino da música em Portugal: em duas pequenas cidades do Norte do país foram criadas as primeiras Escolas Profissionais de Música, projectos originais de iniciativa privada, com o apoio do Estado Português e financiamento da Comunidade Europeia. O sucesso e os resultados apresentado por estas escolas rapidamente permitiram constatar que se estava em presença de algo diferente, susceptível de mudar o panorama do altamente deficitário ensino da música em Portugal.
Destinadas objectivamente a proporcionar aos jovens uma preparação adequada para a vida activa, as escolas profissionais de música, constituindo-se como uma alternativa ao sistema formal de ensino de nível médio (12 aos 18 anos), foram sucessivamente alargadas a outras regiões do país.
...
A necessidade de consolidar o ensino profissional artístico e de aperfeiçoar e reforçar a sua identidade, dando-lhe um carácter nacional, está agora na criação da AROARTE – Associação Nacional do Ensino Profissional da Música e Artes, constituída no ano de 1999 e integrando actualmente como associadas todas as escolas Profissionais de Música em actividade.
A Orquestra Sinfónica da APROARTE surgiu em 1999, como consequência natural da criação desta Associação Nacional, que pretende promover e dignificar o ensino da música, artístico e profissional, valorizando a comunicação e troca de experiências, nomeadamente no sentido da formação e consolidação do corpo técnico, docente e discente."

Aqui temos a entrada dos nossos jovens que terminam o seu ensino médio com este magnífico concerto no Europarque.


A orquetra dos nossos meninos é conduzida pelo maestro Ernst Schelle e, este ano, estes jovens portugueses foram acompanhados na primeira parte do concerto pelo violinista Boris Belkin.

O final da primeira parte com Ernst Schelle e Boris Belkin.

O final do concerto com os nossos jovens a serem ovacionados de pé por uma sala cheia de familiares, colegas e todos os que, como eu, marcam presença assídua, com a alma cheia de orgulho pelo que pouco que de bom se faz no ensino em Portugal.
Esta orquestra tocou neste concerto, o Concerto para violino, Op.77 de Brahms, na primeira parte e a Sinfonia nº 5, Op.64 de Tchaikowsky, na segunda. Magnífico!
Parabéns a estes jovens! Parabéns a estes formadores! Parabéns a esta orquestra que nada fica a dever a qualquer outra orquestra nacional ou internacional!
Para o ano lá estarei para assistir ao final do 9º Estágio Nacional de Orquestra da APROARTE.
Resta-me enumerar as Escolas responsáveis por este concerto
ARTAVE - Escola Profissional Artística do Vale do Ave
EPMVC - Orquestra Profissional de Música de Vila do Conde
ESPROARTE - Escola Profissional de Música de Mirandela
EPME - Escola Profissional de Música de Espinho
EPABI - Escola Profissional de Artes da Beira Interior
EPAM - Escola Profissional de Artes da Madeira
(a falta de qualidade das fotografias deve-se ao meu equipamento rudimentar e às condições em que tive de o utilizar)

14 comentários:

Tinta Azul disse...

Que bela noite a de sexta-feira! Eu comovo-me sempre. Sinto-me uma espécie de madrinha daquelas escolas. É tão bom poder ver, sem margem para dúvidas, a qualidade do seu trabalho, não é?
Ainda bem que as tuas fotografias estão boas, pois as minhas não ficaram nada bem.
Para o ano lá estaremos!
Beijo

GP disse...

Foi um espectáculo lindo. Aqueles miúdos têm boa madrinha...

Beijinho

p1farus disse...

senti-me orgulhosa por fazer parte da orquestra... o trabalho efectuado foi excelente... fizemos tres concertos com muito, muito nivel... à altura de grandes orquestras!!

GP disse...

Ana
Tocaste nesta orquestra? O vosso trabalho é verdadeiramente excelente além de dar um pouco de ânimo a todos os desiludidos do ensino. Os meus parabéns e continua a trabalhar. A vossa orquestra é equiparável a qualquer boa orquestra do mundo. Eu lá estarei todos os anos a aplaudir.

Beijinho

Anónimo disse...

Olá!!bem ao menos alguém k reconhece o nosso trabalho para além dos professsores e pais....é realmente muito triste k nao se divulguem este tipo de eventos, que nao seria mais que um grande insentivo no k diz respeito ao ensino artistico...maior parte dos portugueses k nao sabem da existencia destes eventos,nem sequer sonham com isto...ou entao simplesmente acham k musica nao é um bom futuro para ninguem...enfim...o pais k temos...(bem o k é certo, é k este ano fizemos + k um concerto...em varios sitios o k ja é bom para mlhorar o panorama da falta de informaçao deste lado artistico...e todos esses concertos tinham um numero significativo de pessoas...=) ).
Nestes momentos tambem m dá orgulho em ser portuguesa e tocar com solistas de renome e com um GRANDE maestro...o "culpado" do bom e grande concerto!!!bem, gostei muito mesmo dos comentarios e muitíssimo obrigada!!!continuem a ir pk sem duvida vale a pena!Beijinhos...e ate para o ano!!
Joana

GP disse...

Olá, Joana!
O Vosso trabalho é fabuloso. Tenho ido aos cocertos e teço aqui os maus elogios. Não faço mais do que a minha obrigação - Louvar o que deve ser louvado.
A que escola estiveste, ou estás, ligada?

Um beijo de parabéns

Anónimo disse...

Eu sou da EPMVC, e toco violino...=)
+ uma vez obrigada plo apoio!!!eu à 2 anos k pertenço à APROARTE, e assim continuarei, se tudo correr bem, por + 2.Tive oportunidade de assistir aos 2 concertos anteriores antes de entrar...e devo dizer k sempre pensei k o publico era unica e exclusivament composto por pais, professores e alunos das escolas integradas na APROARTE...nunca pensei k podesse ter publico geral, nao ligado a alguma das escolas...um dos motivos k m surpreendeu bastante, que me levou a escrever e a deixar uma marca, depois de ler os comentarios =)
Muito provavelmente ja nos vimos num dos concertos xD...hihihihi...estou a brincar!
Bem, bjinhos e obrigada(nao consigo deixar de agradecer!!!)
Joana

GP disse...

Claro que já nos vimos (ihih) mas não nos conhecemos. Há pessoas que, como eu, vão com gente ligada às escolas. Também sou professora mas numa escola pública e de Física e Química.
Continua Joana e força para o teu violino.
Tencionas dedicar-te mesmo à música ou tens outros planos de futuro?
Beijinho e não agradeças mais. Eu é que agradeço os momentos maravilhosos que a APROARTE me tem proporcionado.

Anónimo disse...

Olá novamente!lembrei-me de passar por aqui para avisar que este ano a aproarte nao tem o mesmo programa que o ano passado, o estagio começa a 22 de setembro e os concertos são no dia 28: 11h30-Coliseu do Porto; 21h- CCB Lisboa.....se fosse como de costume, o concerto seria hoje no EUROPARQUE, mas infelizmente nao vai ser!=s Bem, beijinho para a prof. de física-quimica,publico assidua da aproarte!xD
Joana

Anónimo disse...

Boa tarde, só uma correcção, EPMVC corresponde a Escola Profissional de Música da Viana do Castelo e não de Vila do Conde!

GP disse...

Anónimo
Peço desculpa pelo erro´tanto mais indesculpável quanto eu sei perfeitamente que é a Escola Profissional de Música de Viana do Castelo.
O que me admira é que, em dois anos, ninguém deu pelo erro.
Vou tentar corrigi-lo já.

Aceite mais uma vez as minhas desculpas

Anónimo disse...

boa noite, infelizmente só hoje, passados 3 anos é que tive o prazer de ver este artigo. eu estive a tocar neste concerto, violino, e agradeço o carinho enorme que o escritor demonstrou por este projecto e por nos instrumentistas.
não posso deixar de fazer uma correcção, EPMVC por extenso significa: Escola Profissional de Viana do Castelo, sinto-me na obrigação de corrigir uma vez que foi a escola que me formou e pela qual tenho muito carinho e respeito.

mais uma vez obrigado pelo artigo. esta fantástico!
Filipa Correia

GP disse...

Filipa
parabéns por teres pertencido a este grupo maravilhoso de jovens que me proporcionaram um serão inesquecível. Se EPMVC é Escola Profissional de Viana do Castelo, que significa o M?

Um abraço
Graça Pimentel

Anónimo disse...

EPMVC - Escola Profissional de Música de Viana do Castelo

Espero que tenha sido útil :)