02 janeiro 2008

Valha-nos Santo António!

Neste começo de ano, eu e tantos portugueses gostaríamos que os nossos governantes tivessem mais juízo. Mas Deus e os Seus Santos assim não o quiseram. As idiotices já começaram. Só falo de uma delas. Porque lhe achei piada. Não tenciono perder tempo com esta gente.
Maria de Lourdes Rodrigues não está preocupada com o sucesso educativo, nem com o logro que está a ser a implementação das Novas Oportunidades, nem com a enorme desmotivação que ela própria criou na classe docente, nem com a aberração que foi/é o acesso a professor titular, nem com a violência nas escolas, nem com as condições físicas das mesmas, nem com os diminutos conhecimentos com que os alunos terminam os seus estudos, nem com a estupidez que são os programas curriculares, nem com tanta e tanta coisa que vai muito mal na Educação. A preocupação desta senhora é com o nome das escolas.
Questionei-me. Será causa de tanta miséria na educação uma escola ter um nome de um santo? Causará traumas à comunidade em que se insere essa escola? Ou aos próprios alunos? Trará problemas para as contas públicas? E que fazer com a escola Padre Benjamim Salgado ou Padre Martins Capela? Não são santos mas são padres. Até podem vir a ser santos... E a Escola da Sé, como fica?
Apesar de tantas dúvidas, encontrei a justificação. Correia de Campos precisa dos santos todos para o novo hospital da capital que ele já anunciou com pompa e circunstância, como é da praxe. O Hospital de Todos os Santos.
Mas não temos com que nos preocupar. A Escola de S. Pedro será sempre a Escola de S. Pedro, a de S. Pedro da Cova será sempre a de S. Pedro da Cova e a de Santa Maria Maior será sempre a de Santa Maria Maior, apenas como exemplos.
Lembrei-me logo dos tempos do PREC em que a ponte Salazar foi renomeada como se Salazar deixasse de fazer parte da nossa história por isso e não tivesse sido no tempo dele que a dita ponte foi construída.
Valha-nos Santo António!

4 comentários:

Tinta Azul disse...

Este Santo António é lindíssimo!
Porque raio não hão-de ter as escolas nomes de santos, desde que os Santos em questão sejam dignos do nome?
O Novo hospital de Lisboa vai ser de Todos os Santos, deve ser por isso que as escolas não pdoem ter nomes de santos, pois vão todos para o Hospital!!!!

GP disse...

tinta_azul
Tenho uma grande simpatia pelo Santo António. Comprei este em Guimarães para a minha colecção.

Um beijinho especial pelo almoço de hoje

Ka disse...

Concordo com a Tinta_azul, este Santo António é delicioso!!

Quanto ao retirar dos nomes como diria um amigo meu é o que dá quando temos dirigentes com mentalidade de merceeiros a dirigir o nosso país.

E o que mais me irrita é a inércia das pessoas perante tais atitudes.

Beijinhos

GP disse...

Disseste tudo, ka. Os nossos governantes têm mentalidade de merceeiros.
Se não fosse no meu país, esta idiotice era para rir.
Valham-nos todos os Santos!

Beijinho