17 abril 2009

Faz hoje 40 anos

No dia 17 de Abril de 1969 foi inaugurado e edifício das Matemáticas da Universidade de Coimbra.
O Presidente da República e as altas individualidades que o acompanhavam foram insultados pelos estudantes. O meu Pai era uma dessas individualidades e tudo o que começou nesse dia marcou a minha relação com ele.
Eu acreditei (ingenuidade minha!) que era um movimento em nome da melhoria do ensino superior. O meu Pai bem se esforçou por me mostrar que era um movimento político mas a minha rebeldia de jovem universitária falou mais alto.
Alberto Martins era o Presidente da Associação Académica de Coimbra. O lugar que hoje ocupa mostra a razão do meu Pai.
Um dia que nunca poderei esquecer. E não por boas razões, infelizmente.

4 comentários:

mdsol disse...

Q. Graça:

Esse momento deve foi mesmo muito marcante na tua vida! Acho que já no ano passado assinalaste a data, com palavras da mesma tonalidade!

É! Se nós soubessemos aos 20 anos o que depois vamos aprendendo ...
beijinhos
: ))

Gaivota Maria disse...

O teu blog atravessou a ponte e ressuscitou. Até que enfim. beijo

GP disse...

mdsol
Tenho estado sem blog. Alguém não gostou de algo e cortou-me o pio. A gaivota diz que foram os franciscanos por causa das minhas palavras no destramar. Mas parece que já funciona.
Por essa razão, só hoje te respondo. Efectivamente é um dia que não esqueço, pelo dia em si e pelas dores imensas que ele me trouxe. O ano passado já falei e, para o ano, lá me lembrarei outra vez. Um dia ainda te conto a história toda para veres quão marcante foi este dia.

Um beijo grande cheio de saudade

GP disse...

Gaivota Maria
Oxalá tenha ressuscitado de vez. A ver vamos.

Beijinho