30 julho 2015

Santuário de Nossa Senhora da Lapa

O Santuário de Nossa Senhora da Lapa fica em Quintela, no concelho de Sernancelhe, Beira Alta, e lá se encontra a imagem original de Nossa Senhora da Lapa. A primitiva capela foi construída em 1498 e a actual igreja foi construída no século XVII pelos jesuítas, que muito promoveram as peregrinações.
O altar onde se encontra a imagem de Nossa Senhora da Lapa foi erguido no local onde, segundo a lenda, a pastora Joana encontrou a imagem escondida pelas religiosas. Na capela-mor do santuário está o rochedo (lapa) milagroso com a imagem da Senhora da Lapa.
São de salientar tesouros sem conta oferecidos, até por reis e rainhas, e a cenografia dos altares da Crucificação e da Morte de S. José.
É a 15 de Agosto de cada ano que se celebra a festa da Senhora da Lapa, atraindo milhares de peregrinos em cumprimento de promessas ou por simples devoção.
O santuário de Nossa Senhora da Lapa e a Catedral de Santiago de Compostela, na Galiza, chegaram a ser, em tempos, os dois santuários mais importantes da  Península Ibérica. 
A festa da Senhora da Lapa celebra-se no dia 15 de Agosto e atrai milhares de peregrinos em cumprimento de promessas ou por simples devoção.
O culto à nossa senhora da Lapa está espalhado por Portugal e Brasil e outras antigas colónias portuguesas, encontrando-se inúmeras igrejas dedicadas à Nossa Senhora da Lapa. Há Igreja da Lapa em Chaves, na Póvoa de Varzim, no Porto, em Braga, em Arcos de Valdevez, em Salvador da Baía, ...

2 comentários:

Mona Lisa disse...

Belíssimo Santuário.

Adorei a torre sineira.

Gostei de ler a informação que partilhaste.

As fotos estão magníficas.

Beijinhos.

GP disse...

É uma terra perto da casa dos meus avós e que eu conhece desde miúda. Nessa altura a lenda da Joana encantava-me.
Estava um sol tão forte que nem dava para ver o enquadramento na máquina fotográfica. Aquele bocadinho de guarda-sol nunca apareceria se eu visse bem o que estava a fotografar.

beijinho