22 janeiro 2007

Espantem-se… se ainda conseguirem

Os especialistas já avisaram que, a não serem tomadas medidas ambientais sérias, tenderão a aumentar as secas no tempo quente e as inundações no tempo frio. São arrepiantes as previsões das desgraças que se avizinham.
Portugal já leva um atrasado de 50 anos, pelo menos, no que se refere à utilização de energias alternativas. Cada um de nós tem o seu papel na minimização do problema: andar de transporte público, tornar a sua casa eficiente a nível energético e reciclar o lixo.
Quanto à reciclagem do lixo, já estamos bem mais educados. Relativamente aos transportes públicos, apesar de maus e mal planeados (vide Metro do Porto), serão cada vez mais utilizados porque o poder de compra diminui todos os anos e os combustíveis sobem todas as semanas.
Vamos à casa eficiente. Temos tudo o que é preciso para substituir os combustíveis fósseis. Podíamos utilizar energia solar, eólica, biomassa,… Até nos é permitido deduzir à colecta uma percentagem das importâncias despendidas com a aquisição de equipamentos novos para utilização de energias renováveis, incluindo equipamentos complementares indispensáveis ao seu funcionamento.
Agora vamos ao bizarro.
À electricidade aplica-se um IVA de 5%. À biomassa, 21%.
Pouco tempo depois deste Governo tomar posse ameaçou que iria ser obrigatória, em todas as construções novas, a instalação de painéis solares. Não passou disso mesmo. Ameaça. Devem andar a estudar uma maneira de cobrar o IVA de 21% ao sol…
As razões dos obstáculos à utilização das energias renováveis são conhecidas. O que incomoda é que os governantes nos tomem por parvos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tá~se mesmo a ver... a única massa que o Governo quer não é a BIO....

Parabéns....