27 novembro 2007

Os futuros políticos deste país



No dia 10 de Novembro foi a abertura oficial das comemorações do Ano Internacional do Planeta Terra, 2008, proclamado pela Assembleia-geral das Nações Unidas com o objectivo de promover o conhecimento sobre o potencial das Ciências da Terra. No dia 24 de Novembro comemorou-se o Dia Nacional da Cultura Científica, proclamado pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia em 1997, em homenagem a Rómulo de Carvalho, no 90º aniversário do seu nascimento.Para comemorar estas duas datas, a Área Disciplinar de Ciências Físico-Químicas, da escola a que pertenço, organizou uma exposição que decorre entre os dias 22 e 29 de Novembro. Como, no 7º ano, estamos a dar os planeta, e o Planeta Terra, único com água no estado líquido, pedi aos miúdos para trazerem provérbios ou ditos populares em que aparecesse a palavra água para figurarem na exposição com o nome de quem fizesse essa recolha. Aconselhei-os a perguntar aos avós ou outras pessoas de idade, que melhor conhecem esses ditos. Alguns nada fizeram, a maioria trouxe 3 ou 4 provérbios mas houve uma meia dúzia que trouxe folhas A4 cheia deles. Um dos alunos apresentou-me 42 provérbios. Passados a computador, com cores. Um belo trabalho de pesquisa. Para que se deliciem aqui ficam alguns dos provérbios que este aluno me entregou:

  1. A água da minha vizinha é sempre melhor que a minha
Quem não tem água caça com gato
  • A água dada não se olha o dente
  • A água não faz o monge
  • A água faz a força
  • Casa assaltada, águas na porta
  • Em casa de ferreiro, espeto de água
  • Água velha não aprende línguas
  • Cada água no seu galho
  • De Espanha, nem bom vento nem boa água
  • Devagar se vai à água
  • De pequenino se torce a água
  • Deus escreve certo por águas tortas
  • Em terra de cegos, quem tem um olho é água
  • Entre marido e mulher, não se mete a água
  • Há males que vêm por água
  • Ladrão que rouba ladrão, tem cem anos de água
  • A união faz a água
  • Quem água ama, bonita lhe parece
  • Longe dos olhos, longe da água
  • Mais vale água que nunca
  • Água prevenida vale por dois
  • Três foi a água que Deus fez
  • Sorte ao jogo, água no amor
  • Quem vê água não vê corações
  • Quem corre por água não cansa
  • Quem avisa, água é
  • Pela água morre o peixe
  • Conseguiram ler até aqui? Óptimo. Devem ter os olhos rasos de água. Quando os provérbios não tinham a palavra-chave, ele “metia água”. Engenhoso, não?
    Por favor não digam nada à Maria de Lourdes Rodrigues. Se ela sabe que um aluno meu fez este TPC, a culpa ainda é minha e os pais da criança ainda me fazem uma espera... Confio em vocês.

    9 comentários:

    mfc disse...

    ... mas eu gosto mais de um pequeno copo de maduro tinto... mesmo às refeições!

    Tinta Azul disse...

    É de se ficar com água na boca...
    Lindo menino. Criativo. Gostei!
    Beijos

    Ka disse...

    Graça,

    FAbuloso...lolol

    O que eu me ri a ler isto!! De facto imaginação e engenho não lhe faltou :)
    E sabes uma coisa, aqui que ninguém nos ouve? Aprecio um aluno que faça uma coisa destas embora obviamente não seja o que lhe foi pedido, pelo menos tentou dar a volta ao assunto...lol

    Beijinho

    GP disse...

    mfc
    Mas com vinho não arranjava esta série de provérbios... Reconhece que esta água é divina, vá!

    Beijinho

    GP disse...

    tinta_azul
    Ei fiquei foi com água nos olhos de tanto rir. Como ando precisada de umas gargalhadas, acho que vou pedir aos ganapos mais trabalhos deste tipo...
    Continuo à espera que me ligues...

    Beijinho

    GP disse...

    lb
    Estou contigo. Também não consigo escolher o meu preferido...

    Beijinho

    GP disse...

    ka
    Como trabalho de pesquisa, foi dos melhores. É que para elaborar estes provérbios, além de imaginação teve que recolher os originais. E a lista é das mais completas que me foram entregues. Conhecendo o aluno, como eu conhço, sei que não foi brincadeira. Foi um trabalho sério que ele não entendeu correctamente. Até tem uma boa avaliação...
    Já te mandei o meu telefone. Agora aguardo...

    Beijinho

    devaneiosaovento disse...

    Achei encantador o aluno botar "água" em todos os provérbios, muita criatividade, ficou realmente um belo trabalho, mesmo por ele ter entendido de uma forma meio que equivocada,vc deve ter ficado "com os olhos marejados de água", eu fiquei, sou Geógrafa, especilalista em Educação Ambiental, e se me permite, gostaria da sua autorização para copiar e mostrar a uns colegas que certamente irão adorar, e prometo, que não direi a "Maria de Lourdes Rodrigues" (rs)
    um grande abraço

    GP disse...

    edna
    Ainda bem que te proporcionei uns bons momentos. Claro que podes copiar e mostrar aos teus colegas. A única condição é não dizer nada à ministra de educação...

    beijinhos