10 setembro 2008

Recriar o Big-Bang

Hoje quero desejar o maior sucesso a uma das maiores experiências científicas até hoje realizadas. A tentativa de recriação do Big-Bang. Um projecto que envolve 6000 cientistas, uma máquina gigantesca e sofisticada, um túnel circular de 27 km enterrado a 100 m de profundidade, 9600 imanes arrefecidos, a uma temperatura perto do zero absoluto, com 60 toneladas de hélio super fluido, … Um projecto que demorou uma década a construir.
Está máquina vai acelerar partículas sub-atómicas a uma velocidade próxima da velocidade da luz e o sucesso do projecto permitir-nos-á compreender melhor o início do Universo e conhecer melhor a natureza fundamental da matéria. As gerações vindouras aprenderão, certamente, uma física diferente.




(imagem retirada do Google)
Saúdo o Google por ter hoje, no seu símbolo, dado ênfase a este projecto científico impar.

10 comentários:

Tinta Azul disse...

E eu vou aprendendo contigo.
beijinhos muitos
:)

mdsol disse...

Bem lembrado! Hoje tinha visto no google mas não percbi a que se referia!
beijinhos (des) acelarados!

:))

GP disse...

tinta_azul
Vamos aprendendo uns com os outros...

Beijo grande

GP disse...

mdsol
Mal fora que eu não estivesse atenta a este projecto grandioso que, ainda por cima, é da minha área.

os meus beijinhos também são (des)acelerados

Ka disse...

Gracinha,

Sabes que eu vi a imagem mas não sabia de que era? upsss

Beijinhosss e um bom dia :)

GP disse...

ka
Cada um tem as suas motivações próprias... Eu, mal vi o símbolo, reparei logo no seu significado. E, diga-se, gostei muito do que vi. Ainda bem que guardei a imagem porque hoje já lá não está e eu tenho-a aqui registada.

Beijinho

WOLKENGEDANKEN disse...

Fascinante é, por certo . Vamos lá ver se aparecer os "burracos negros" (sei lá como se chamam em portugues :( ) ou nao !

GP disse...

wolkengedanken
(só escrever esta palavra deixa-me esgotada... é cópia letra a letra... e ainda por cima não faço a mínima ideia do significado deste "palavrão"...)

Há pouquíssimas classes profissionais nas quais eu confio. Uma delas é a dos cientistas. Não acredito que haja qualquer problema de surgirem buracos negros. Este projecto foi muito brm estudado e projectado durante décadas por cientistas de muito valor. Acredito e desejo o sucesso destas experiências.

WOLKENGEDANKEN disse...

:)) este palabrao significa "pensamentos como as nuvens". Para uma palavra alema nao é lunga. Por exemplo a instalacao da que falamos em alemao é TEILCHENBESCHLEUNIGER :))

eu tambem estou muito interessada no resultado. a fisica moderna fascina porque está a saltar limites entre as disciplinas ......

GP disse...

wolkengedanken
Acho que qualquer dia já escrevo este palavrão sem copiar...
Pelo que vejo vocês não têm palavras grandes... escrevem é uma frase inteira numa só palavra...
O outro palavrão (nem me atrevo a escrever) tira todo o encanto da coisa... As línguas são uma complicação e a alemã, para mim, é totalmente desconhecida.
Aguardemos o bom resultado deste projecto...