28 fevereiro 2009

Hakan Hardenberger

O talentoso trompetista Hakan Hardenberger presenteou-nos hoje, na Casa da Música e com a Orquestra Nacional do Porto, com um concerto excelente.
O programa iniciou-se com a Abertura Trágica, de Johannes Brahms, uma obra sinfónica, num só andamento, caracterizada por uma expressão grave, séria e profunda.
Depois tivemos o concerto para trompete "A Ponte", do, também sueco, Rolf Martinsson, que se divide em três secções principais, separadas entre si por duas extensas cadências do solista, uma lírica, a outra dramática.
O programa terminou com Dmitri Chostakovitch, Sinfonia nº 6.
A direcção musical coube a Olari Elts, da Estónia, vencedor da edição de 2000 do Concurso Internacional de Maestros Sibelius em Helsínquia.

“Håkan Hardenberger nasceu em Malmö, na Suécia, em 1961. Começou a estudar trompete aos oito anos de idade, com Bo Nilsson, na sua cidade natal, tendo prosseguido a sua formação musical no Conservatório de Paris, com Pierre Thibaud, e em Los Angeles, com Thomas Stevens. Apreciado pelo seu virtuosismo, é um dos músicos mais carismáticos da sua geração.Håkan Hardenberger apresenta-se com as principais orquestras mundiais, incluindo a Filarmónica de Los Angeles, a National Symphony (Washington D.C.), a Filarmónica de Londres, a Philharmonia Orchestra,
a Filarmónica da Radio France, a Orquestra da Rádio da Baviera, a Filarmónica de Estocolmo, a Filarmónica de Helsínquia, a Accademia Nazionale di Santa Cecilia e a Sinfónica NHK de Tóquio, entre outras, sob a direcção de maestros de renome, como Alan Gilbert, Daniel Harding, Neeme Järvi, Ingo Metzmacher, Esa-Pekka Salonen e John Storgårds. É convidado regular de importantes festivais de música, como os de Lucerna, Salzburgo, Schleswig-Holstein e os Proms da BBC. Apresentou-se em recital na Konzerthaus de Viena, no Barbican Centre, no Wigmore Hall, no Tonhalle de Zurique e no Musikhalle de Hamburgo.Para além do repertório clássico, a música contemporânea desempenha um papel central na actividade de Håkan Hardenberger, tendo estreado obras de compositores como Sir Harrison Birtwistle, Hans Werner Henze, Rolf Martinsson e Arvo Pärt. Alguns anos volvidos após a estreia do concerto para trompete, Aerial, de HK Gruber, encomendado pelos Proms da BBC (1999), na primavera de 2006 Håkan Hardenberger interpretará esta obra pela 40ª vez, com a Orquestra Sinfónica de Chicago e o maestro David Zinman.”
(texto daqui)

Para saber mais do trompetista ver a sua página em http://www.hakanhardenberger.com/index.php

Sem comentários: