05 junho 2009

1º Congresso da Universidade Sénior Florbela Espanca (I)

"A Universidade Sénior Florbela Espanca é uma iniciativa dos Lions de Matosinhos, da Câmara de Matosinhos e da Associação Empresarial do Concelho de Matosinhos.
A USFE defende que o acréscimo de saber, o convívio e o interesse pelo mundo que nos rodeia, contribuem para o aumento da qualidade de vida, a saúde e a felicidade em todas as etapas da vida. Achamos, por isso, que a USFE tem também, para além do seu alcance cultural, uma perspectiva social importante na vida da cidade.
Apostamos na qualidade de atendimento e de ensino, apoiados num núcleo de profissionais e professores devidamente credenciados, já com provas dadas neste sector do ensino."

(http://usfe.no.sapo.pt/)

Hoje decorreu, durante todo o dia no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, o 1º Congresso da Universidade Sénior Florbela Espanca "Uma Nova Idade".

Estão de parabéns todos. A Direcção da USFE, os alunos da USFE, os companheiros do Lions Clube de Matosinhos, os Conferencistas, os que nos proporcionaram momentos lindos de arte e todos os que puderam passar um dia "cheio de sumo".
Não posso, num único post, colocar uma dia tão grande. Hoje só falo dos conferencistas que foram, todos eles, brilhantes nas suas intervenções.
O primeiro foi o professor Nuno Grande que falou sobre "A integração do idoso na sociedade".

Seguiu-se, ainda parte da manhã, o Professor Walter Ossvald com a intervenção "Uma Vida Ética". Um comunicador espantoso.

Da parte da tarde, a primeira conferencista foi a professora Zélia Macedo Teixeira com o tema "O Optimismo - Regresso ao Futuro"
O último conferencista, que nos falou de "Espiritualidade Sénior" foi o Bispo D. Carlos Azevedo.

Houve, ainda, intervenções de vários professores e alunos da USFE na "Universidade em Reflexão" e momentos divinos de dança, poesia e música. Estes ficam para a próxima.

4 comentários:

Gaivota Maria disse...

TPC tão bem feitinho. Que bem que te estás a portar e a evoluit na tua nova situação... Beijinhos

GP disse...

Gaivota
Sempre fui muito boa nos TPCs... e noutras tarefas, claro...

beijinho

caruma disse...

Mas que grande dia deve ter sido este ! Que perspectivas naquele item "Integração do idoso na Sociedade" ? (Integração do dito -masculino- nos bancos do jardim a jogar Bisca - essa está accomplie; pergunto é sobre Outras)

Parece que estou a brincar mas não estou ! Estou a pensar neste absurdo: mais tempo as pessoas vivem, mais cedo se reformam, por vontade às vezes não dos próprios e - mais vezes se perguntam "Porque estarei eu aqui já sem trabalhar, se estou pràs curvas e a ansiar por uns dinheirinhos mais ??!!.."Isto ás vezes até acontece aos perto dos 80...

GP disse...

caruma
Vai estando atenta à página da USFE porque vão sair os resumos das comunicações. Mas já te digo que as Universidades Séniores são instituições com um papel muito relevante na integração dos mais velhos na sociedade.
A USFE tem imensas e diversificadas actividades indispensáveis a uma vida activa, quer fisica quer culturalmente, dos que a frequentam.

beijinho