19 agosto 2015

Trevões

A uns quilómetros de São João da Pesqueira, por uma estrada complicada, encontramos Trevões que é uma freguesia do Concelho de S. João da Pesqueira,  integrando-se na Região Demarcada do Douro. 
"A origem do topónimo tem levantado alguma controvérsia. Diversos documentos atribuem-lhe o nome de Trovões. Outros documentos porém denominam-na Trevões. Surgem, então, diversas teorias na tentativa de explicar a origem e evolução etimológica deste topónimo. Alguns sugerem que o nome original seria Trovões, devido às frequentes trovoadas que se registam na região. Mais tarde, pelo facto de crescer grande quantidade de trevo na zona, foi alterado para Trevões, segundo consta. Outra tese sugere ainda a existência no antigo pelourinho da vila, hoje desaparecido, da representação de um escudo com cinco folhas de trevo, que pertencia a um fidalgo da freguesia, de nome Travassos, daí provindo o topónimo. Outros defendem que Trevões é a designação mais correcta, constituindo a evolução fonética natural de Trevules, forma original que consta de alguns documentos antigos."

Em Trevões há meia dúzia de casas muito bonitas, umas arranjadas, outras ao abandono e uma igreja lindíssima. Hoje fica o registo de algumas casas

2 comentários:

Mona Lisa disse...

Descobriste uma pérola no nosso Portugal profundo.

Desconhecia totalmente.

Obrigada pela partilha de tão valiosas fotos.

Beijinhos.

GP disse...

Em Outubro não consegui descobrir a estrada para Trevões e o tempo era pouco. Desta vez fui descobrir este tesourinho, ou pérola como lhe chamas.

beijinho