11 dezembro 2006

Comparar o imcomparável

Podemos ainda votar nas sete maravilhas do mundo (http://www.new7wonders.com/) e nas sete maravilhas de Portugal (http://www.7maravilhas.pt/index.html).
Analisando as 21 hipóteses de cada votação, tirei algumas conclusões. Conheço muito pouco do mundo e não conheço tudo de Portugal mas, com o que conheço, tenho o direito à indignação.
Colocar o Cristo Redentor do Rio de Janeiro ou a Estátua da Liberdade de Nova Iorque no mesmo pé que o Coliseu de Roma ou o Palácio de Alhambra parece-me, no mínimo, descabido. Se Lluis Domènech i Montaner, que nos deixou o Palácio da Música Catalã, não tivesse morrido, morreria agora com certeza. Considerar a hipótese de o Cristo Redentor ser uma das 7 (sete) maravilhas do mundo e ignorar o Palau de la Musica Catalana é de bradar aos céus. E como Domènech, muitos outros génios devem estar às voltas no túmulo.
Já os 21 escolhidos, dos 793 monumentos nacionais classificados pelo IPPAR, para as 7 maravilhas de Portugal parece-me bem mais equilibrada. Para votar ainda só eliminei duas: a Fortaleza de Sagres e a Torre de S. Vicente de Belém mas ainda tenho mais de 200 dias.

Sem comentários: