30 maio 2009

As flores do 8º E

Quando me reformei, decidi nunca mais voltar à escola onde leccionei 20 anos. Decisão que não é fácil já que deixei lá pessoas que sempre admirei, e continuo a admirar, e deixei os meus alunos mas as atitudes do Conselho Executivo e da Ministra foram sendo do mesmo teor, pelo que a consideração que ambos me merecem é a mesma.

Mas, esta semana, os alunos do 8º E, a quem eu leccionava a disciplina de Ciências Físico-Químicas e a área curricular não disciplinar de Área de Projecto, telefonaram-me a pedir para ir ver a apresentação do resultado do projecto iniciado por mim e continuado pelo professor que me substituiu. Além do blog “Os vinte e a Terra” eles deram corpo a uma revista na qual duas páginas eram ocupadas por uma entrevista que me fizeram. Não podia desiludir os meus alunos e, ontem à noite, enchi-me de coragem e lá voltei a entrar naquela escola.
A apresentação deles foi muito interessante e, no final, chamaram-me ao palco, bem como ao professor que me substituiu para darem um ramo de flores a cada um como agradecimento pelo apoio na realização do projecto. Foi uma surpresa que me deixou sem fala e com o coração cheio de alegria.


Mais uma medalha que ficará guardada no coração, na revista e na fotografia.

8 comentários:

caruma disse...

Parabéns Sotôrinha !
O que dás recebes a dobrar ! Um beijo.

GP disse...

Obrigada, caruma
Cada um colhe o que semeia...

Um beijo

caruma disse...

Agora deixa-me só dizer-te o que pensei a 1ª vez que vi o título do teu post: pensei

"8º E ?????... mas a casa da Gracinha não é tão alta! Enfim,devo estar a fazer confusão. Olha, deixaram-lhe flores na caixa do Correio, que lindo!"

bjñs

GP disse...

caruma
ahahah
Vê-se bem que não és do ofício...

beijinho

WOLKENGEDANKEN disse...

Fizeste muito bem em la ir !! 20 anos de dedicacao, de alegria e de raiva nao sao assim para deitar no lixo sem nunca mais olhar ..... Nem a ministra nem o conselho de administracao representam a essencia da profissao !!

GP disse...

wolkengedanken
Fiz o que achei que devia fazer mas entrar naquela casa doeu. Dei muito de mim àquela escola, vesti a camisola da casa, não merecia ser maltratada no final de uma carreira.
Mas valeu a pena. Os meus meninos mereceram bem o sacrifício.

Beijinho

mdsol disse...

Lindas as tuas merecidas flores.
:))

GP disse...

mdsol
Foi um serão inesquecível. Lindas as flores e os alunos.

Beijinho