31 julho 2008

Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos

A Direcção da ETGB, com quem trabalhei maia dúzia de vezes durante um ano, trata-me com um carinho e uma simpatia indescritíveis. Mais uma vez me convidou para um almoço de final das actividades lectivas. O S. Pedro, que perdeu completamente a mão, ofereceu-nos, no último dia de Julho, um perfeito dia de Abril. Chuva e mais chuva. As fotografias foram seriamente afectadas. Deu para ver os pinheiros que rodeiam a escola através dos vidros da carro, logo cobertos de caruma...


Depois do almoço, o Dr. C.A. e a Dra. G. levaram-me a visitar alguns artesão que não foram comtemplados na minha última visita, nomeadamente a família Lourenço.
Estivemos, ainda, a ver a preparação do barro que chega às mãos dos responsáveis pelo artesanato mais típico de Barcelos.
O barro tal como é despejado dos camiões.

Seguidamente a matéria-prima é misturada nesta máquina.
Finalmente é preparado o barro e, desta máquina, saiem os rolos prontos para o trabalho.

E aqui estão os rolos de barro que os artesãos vão utilizar para nos mimosearem com peças magníficas.
Antes de regressar a Matosinhos, ainda me levaram a visitar a Mostra de Artesanato que está a decorrer em Barcelos. Aqui o S. Pedro deu-nos uma folga.
São pessoas como as que compõem a Direcção da ETGB, que me mostram que a minha dedicação àquilo que faço, vale a pena. Obrigada à Dra. G. e ao Dr. C. A. pela amizade demonstram por mim. Bem hajam.

2 comentários:

mdsol disse...

Uma das coisas que me faz gostar mesmo de te visitar é que alias a qualidade das fotografias à substância do que mostras. Fiz-me entender?
beijinho

GP disse...

mdsol
Entendo bem. Faço os possíveis por deixar escrito o que vou aprendendo.
"Cultura é aquilo que fica depois de esquecermos o que estudámos" (a frase não deve rigorosamente assim mas o sentido mais ou menos este)

Um beijo enorme