10 julho 2007

Hiperbolização e Era uma casa...

Hiperbolização
Este projecto mostra que é possível conceber um jardim comum mais económico por incluir na sua estrutura materiais reciclados. Mostra, também, técnicas ambientalmente correctas na instalação e manutenção, evitando consumos de água, mão de obra, etc. Obtém-se, assim, um jardim pouco dispendioso e ecologicamente equilibrado. O material utilizado repetidamente foi a palete, aplicada a vários elementos. Para contrabalançar a monotonia criada pela utilização de paletes, alternou-se o revestimento do solo com paletes e com vegetação.
O lago é bordeado com um rolo de rede cheio de garrafas de plástico.






Era uma casa...
Este projecto propõe recriar a memória de uma casa através do significado dado a objectos diversos. Estrutura-se o espaço, outrora vivido, com sinais que formalmente compõem uma casa.
Todo o espaço tem um passadiço metálico que nos leva a "percorrer" todas as divisões da casa. Em cada uma delas há objectos que surgem do prado que invadiu a casa ou suspensos no espaço e no tempo como testemunho de momentos passados. No "jardim" da casa sobrevivem e desenvolvem-se plantas em vasos partidos.
Este projecto permite que o visitante faça uma leitura individualizada ligada às suas memórias e sonhos recriando ambientes para cada espaço.


Aqui ficam mais dois jardins patentes no Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima.
Os textos são resumos do original.

3 comentários:

Tinta Azul disse...

Que belos registos fizeste de Ponte de Lima. Eu já sabia, mas agora reforcei o saber que foram mesmo dias bons para ti. Como fico contente por isso.
Estou 3 dias fora e o teu blog enche-se de coisas bonitas que quero ver mais devagar.
Beijos

GP disse...

Olá tinta_azul!
Como diz a ka eu não brinco em serviço... eheheh

Beijinhos e até amanhã

GP disse...

lb
Tens mesmo que ir a Ponte de Lima que lamentavelmente (como dizes) não conheces.
Daqui do Porto lá é um saltinho. E eu já quase te preparei a viagem...

Beijinho